Parte mais conhecida da “Trilogia Tebana” (Édipo Rei – Édipo em Colono – Antígona), “Édipo Rei” ou “Édipo Tirano”, como é às vezes traduzido, foi encenada depois de “Antígona”, teoricamente a parte final. Apresentada pela primeira vez em 430 aC, em plena era de Péricles e sob a epidemia de peste que assolava Atenas, disseminada pela guerra do Peloponeso, a peça conquistou apenas o segundo lugar nos festivais de Dionísio.
Apesar disso, há certa concordância entre os críticos literários em atribuir à peça de Sófocles o lugar mais alto entre as tragédias gregas por causa de sua incisividade dramática e impacto sobre a posteridade. Otto Maria Carpeaux vê em Sófocles um “grandíssimo artista” com capacidade de construir personagens com os quais o homem moderno certamente é capaz de se identificar, como Édipo ou Antígona. Sobre a construção dramática de “Édipo Rei”, Carpeaux diz tratar-se de uma maestria quase sem par.
Para mais conteúdos como esse visite: https://raizocidental.com.br/audios/
Respostas de 2
Será uma honra receber o Projeto Raiz Ocidental em Nossa Casa o Restaurante Abóbora, para o primeiro encontro com este tema tão instigante. Para nós uma responsabilidade e tanto. Que seja um sucesso.
Obrigado pela confiança, Tunico!!