Edipo Rei
© United Archives GmbH / Alamy Stock Photo

Édipo Rei | Inaugural

Raiz Ocidental
Raiz Ocidental
Édipo Rei | Inaugural
Loading
/

Parte mais conhecida da “Trilogia Tebana” (Édipo Rei – Édipo em Colono – Antígona), “Édipo Rei” ou “Édipo Tirano”, como é às vezes traduzido, foi encenada depois de “Antígona”, teoricamente a parte final. Apresentada pela primeira vez em 430 aC, em plena era de Péricles e sob a epidemia de peste que assolava Atenas, disseminada pela guerra do Peloponeso, a peça conquistou apenas o segundo lugar nos festivais de Dionísio.

Apesar disso, há certa concordância entre os críticos literários em atribuir à peça de Sófocles o lugar mais alto entre as tragédias gregas por causa de sua incisividade dramática e impacto sobre a posteridade. Otto Maria Carpeaux vê em Sófocles um “grandíssimo artista” com capacidade de construir personagens com os quais o homem moderno certamente é capaz de se identificar, como Édipo ou Antígona. Sobre a construção dramática de “Édipo Rei”, Carpeaux diz tratar-se de uma maestria quase sem par.

 

Para mais conteúdos como esse visite: https://raizocidental.com.br/audios/

Augusto Carvalho

Autor

Augusto Carvalho

Nasci no Rio de Janeiro, e aos 15 anos me mudei para Belo Horizonte. Em 2009 conheci o Curso Online de Filosofia do Professor Olavo de Carvalho e desde então passei a acompanhar suas aulas. Nos últimos dez anos morei fora do Brasil retornando em 2020. Ano em que encontrei no Spotify as aulas de alta cultura do José Monir Nasser, de alto nível cultural mas de baixa qualidade de áudio, razão pela qual senti necessidade de não deixar esquecido pelo tempo as valiosas questões ali tratadas. Resgatar a alta cultura e os verdadeiros símbolos que nela existem, foi o que me trouxe ao projeto Raiz Ocidental.
Compartilhe esse conteúdo!

Respostas de 2

  1. Será uma honra receber o Projeto Raiz Ocidental em Nossa Casa o Restaurante Abóbora, para o primeiro encontro com este tema tão instigante. Para nós uma responsabilidade e tanto. Que seja um sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar