O Vermelho, O Negro e Kant

Raiz Ocidental
Raiz Ocidental
O Vermelho, O Negro e Kant
Loading
/

Nesse encontro vamos olhar para o livro “O Vermelho e O Negro” de Stendhal e perceber os erros de Kant na personagem principal, Julien Sohel, que se perde em suas emoções e escolhas, dado um ressentimento contra o mundo. Esse, mesmo tendo todas as qualidades para o sucesso, escolhe as piores maneiras de encarar os desafios da vida.

Um reflexo claro da problemática modernista que perdeu o senso de realidade, realidade essa que é clamada em Aristóteles e repudiada em Kant.

A leitura simbólica é a única leitura possível. Sem essa leitura, qualquer literatura não tem o real significado do que deve ser aprendido pelas grandes obras.

Aqui, devemos apreender sobre o ressentimento contra o mundo e os males que isso vem causando desde 1700 até os dias de hoje. Aqui, se é retratado a origem do pensamento modernista por um de seus maiores intelectuais e exposto em conclusão na realidade simbólica de uma obra clássica de literatura.

Augusto Carvalho

Autor

Augusto Carvalho

Nasci no Rio de Janeiro, e aos 15 anos me mudei para Belo Horizonte. Em 2009 conheci o Curso Online de Filosofia do Professor Olavo de Carvalho e desde então passei a acompanhar suas aulas. Nos últimos dez anos morei fora do Brasil retornando em 2020. Ano em que encontrei no Spotify as aulas de alta cultura do José Monir Nasser, de alto nível cultural mas de baixa qualidade de áudio, razão pela qual senti necessidade de não deixar esquecido pelo tempo as valiosas questões ali tratadas. Resgatar a alta cultura e os verdadeiros símbolos que nela existem, foi o que me trouxe ao projeto Raiz Ocidental.
Compartilhe esse conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar